terça-feira, 12 de agosto de 2008

Nova tarefa...

Todas as características da internet presentes no Twitter. A velocidade com que troco informações, a interatividade entre os participantes da rede, a convergência de mídias como vemos jornalistas e até mesmo perfis de jornais ou portais de jornalismo divulgando as últimas notícias em tempo real, e a hipertextualidade.
O Twitter pode ser considerado um hipertexto de caráter tanto exploratório quando construtivo, pois ao mesmo tempo que posso explorar os diferentes perfis, o que os outros andam dizendo e fazendo, posso também criar e botar coisas na rede, como informações, etc.
No Twitter podem ocorrer os dois tipos de interação. A interação reativa ocorre quando alguém me segue, por exemplo, onde posso bloquear, seguir ou não tomar decisão nenhuma quanto a isto. Reativa pois tenho 3 opções pré-determinadas e não posso criar outra alternativa do jeito que eu achar melhor. E temos um exemplo da interação mútua quando alguém envia uma mensagem no meu nome e posso responder da maneira que achar conveniente.
Assim como o jornalismo utiliza o Twitter para lançar suas últimas notícias e furos, serve de maneira semelhante para a publicidade, que a partir dele pode falar sobre produtos sobre novas campanhas ou até mesmo lançar informações planejadas para causar um grande buzz na comunidade.

A característica do hipertexto presente no nosso SAPU é a multilinearidade, pois todos caminhos que posso seguir já estão prontos, eu não os crio. Se eu mandar uma mensagem para algum professor pelo sistema, por exemplo, posso criar a mesnagem, mas o meio pelo qual a enviarei, o caminho em si, já existe.
O tipo de hipertexto encontrado no SAPU é exploratório, pois posso explorar as informações do sistema, navegar na página. E pelo fato de poder enviar mensagens aos professores acho que também pode ser considerado um hipertexto do tipo construtivo.

Um comentário:

raquel disse...

A resposta está OK, mas o teu twitter tem todas essas relações? :D