quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Aula 13/08.

ATIVIDADES:

2) Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega.Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.
Acho que por mais que uma pessoa se prive da internet, de não expor dados e etc, sabendo apenas seu nome completo, por exemplo, podemos ter acesso a várias informações, principalmente profissionais, e sabendo seu endereço, podemos ter a visão superior da sua casa, percebendo algumas características como dimensões e etc...

3) Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.
Além de ajudar no acesso rápido e fácil da informação, das mais variadas possíveis (sendo um ponto negativo a falta de credibilidade de informação), a internet, com o advento do Second Life nos permite viajar pelo mundo inteiro, conhecer pontos turísticos e etc sem sair de casa. Posso conhecer obras detalhadas de uma basílica da Europa, por exemplo, sem nunca ter saído da minha cidade. A internet, na minha opinião, é muito importante na questão de aproximar as coisas, desde aproximar pessoas de pessoas mesmo até pessoas de lugares ou de informações inimagináveis.

4) Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.
Positivo é de possibilitar a aproximação de pessoas fisicamente distantes, assim como lugares ou informações variadas, a praticidade e velocidade de muitas informações, como já citei no primeiro post do blog.
Aspecto negativo é a falta de seletividade, falta de credibilidade em muitas informações. A internet pode ser péssima para relações humanas no caso dos famosos nerds, por exemplo, que passam o dia inteiro na internet conversando com pessoas que efetivamente não conhecem, seus amigos virtuais, namorados virtuais, inimigos virtuais, psicólogos virtuais, cachorros virtuais etc e esquecem de dar ênfase às suas relações reais, à sua família de verdade, amigos de verdade, cachorro de verdade. Muitas pessoas acabam substituindo uma vida real por uma vida virtual.