quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Remidiação, hipermidiação e imediação.

1) Remidiar um produto e justificar por que é uma remidiação.
Minha escolha na verdade não foi a de um produto, mas a de uma embalagem, a do Nescau 2.0. A partir da embalagem original constitui um novo objeto com novo objetivo e novas funções. De um conjunto de embalagens, que servem para proteger, guardar, conter (e outras n funções) o produto, criei um porta-projetos, para que eu possa locomover folhas em formato grande protegendo-as de amações, dobramentos e sujeiras.
Aqui a embalagem original:

Aqui a remidiação:


2) Procurar um exemplo de hipermidiação e um de imediação. Justificar

Um exemplo de hipermediação são os jornais on-line, que podem publicar as mesmas matérias que no jornal impresso em outra mídia com o acréscimo de alguns recursos, como vídeos e áudio, por exemplo, podendo fazer com que a mediação crie sentidos diferentes à uma mesma notícia.
E um exemplo um tanto bobo mas que foi a primeira coisa que lembrei na aula quando dada a explicação do que era a imediação. Quando nós mulheres estamos olhando algum filme ou novela, e o filho segura a mão do pai que está morrendo, a mocinha termina com o mocinho ou o cachorro sabe-tudo do filme é gravemente ferido e faz aquela carinha de cachorro-mocinho gravemente ferido e imediatamente nos desabamos em lágrimas. A emoção acontece por um sentimento real, mas é causado por algo que não é verdade, é apenas um faz de conta da televisão que nos parece por momentos ser real.


3) Discutir as influências da remidiação, suas vantagens e desvantagens.

Hoje em dia a remidiação tem uma base puramente tecnológica, onde novas técnicas nos permitem renovar e atribuir características novas a conceitos que já existiam. Por exemplo, o walkman nos permitia andar pela cidade ouvindo as músicas que quiséssemos, o MP4 também o permite, mas entre eles há um enorme abismo tecnológico. O MP4 é a remidiação do walkman. Suas vantagens é a constante inovação e consequentemente facilidade e agilidade nas finalidades de cada produto remidiado. Esta consequente inovação pode ser também uma desvantagem pois por mais que tu adquira um produto de determinado setor de última geração, em 1 ano no máximo ele será ultrapassadíssimo.

Um comentário:

raquel disse...

Ótimo! Só que eu queria que vocês realmente remidiassem algo e não só pensassem sobre isso.